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PERGUNTAS FREQUENTES

Preparamos diversos tópicos para lhe ajudar a compreender o consórcio.

Posso quitar financiamento próprio?

Para quitar um financiamento o valor do crédito deverá cobrir o saldo financiado, de acordo com as regras  da administradora.  É preciso ter atenção que alguns bancos ou instituições financeiras não aceitam dar baixa no Gravame antes do recebimento do valor, dessa forma deverá ocorrer uma negociação com essas instituições a fim de que seja feita a baixa do Gravame, após o envio de autorização de faturamento da HS Consórcios. Assim podendo gerar o contrato de alienação do veiculo no Gravame, liberando o pagamento à instituição financeira.  

O que é um grupo?

Grupo é uma sociedade de fato constituída por consorciados reunidos pela administradora para os fins estabelecidos pelo consórcio, qual seja, o da aquisição de bens móveis ou imóveis, por meio de autofinanciamento, com prazo de duração previamente estabelecido, cujo encerramento ocorrerá quando plenamente forem atendidos os seus objetivos.

O que significa uma cota?

Cota é o número de identificação de cada consorciado participante no Grupo.

O que é taxa de administração?

É a remuneração da Administradora pela formação, organização e administração do grupo de consórcio. A taxa é expressa no Contrato de Adesão.

Quais os bens que se pode adquirir através do consórcio?

É possível a aquisição de praticamente qualquer bem, seja ele de fabricação nacional ou estrangeira, pois a HS Consórcios disponibiliza cartas de créditos dos mais variados valores para a aquisição de Automóveis, Motocicletas, Imóveis e Caminhões.

O que é o fundo de reserva? Para que serve?

O Fundo de Reserva é a garantia da saúde financeira do Grupo. É um percentual pago na parcela e que irá servir para cobertura de eventual insuficiência de receita às assembleias de contemplação; para uma reserva financeira caso ocorra um nível de inadimplência no Grupo; para cobertura da devolução aos desistentes; para pagamento de débito do consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança. Cabe ressaltar também que a existência de eventual saldo do Fundo de Reserva, ao término das operações do Grupo é dividido entre todos os participantes, na proporção de sua contribuição.

O que é lance?

Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Limitado, Retido, Fixo e Fidelidade.

Como posso usar FGTS no consórcio?

O uso do Fundo de Garantia Social (FGTS) é permitido para o consórcio de imóveis residenciais. Pode ser utilizado como lance ou para amortizar os valores das parcelas, mas precisa estar de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.  

Posso usar meu carro como lance?

Sim. No consórcio de carros e caminhões, de acordo com as regras da administradora, há a possibilidade de utilizar seu carro usado como lance.

O que é carta de crédito?

Carta de crédito é o valor disponível para a aquisição do bem de acordo com contrato realizado com a administradora

Quem fiscaliza e regulamenta o sistema de consórcios?

O sistema de consórcio é regularizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Para que o consorciado possa consultar se a administradora está regulamentada é só acessar mais informações pelo site www.bacen.gov.br

Posso adquirir mais de uma carta de crédito?

O consorciado poderá adquirir mais de uma carta de crédito. Lembrando que o consorciado fica limitado a aquisição 10% de cotas de um mesmo grupo.

Onde ocorrem as assembleias?

As Assembleias são realizadas mensalmente na sede da HS Consórcios (Rodovia BR 116 Km 223,5 Dois Irmãos-RS), de acordo com o calendário anual, que a administradora disponibiliza ao Consorciado através do envio pelo correio e pelo site, na área restrita ao cliente.

Quando é disponibilizada a carta de crédito?

A carta de crédito é disponibilizada, após ser contemplada,  para compra do bem, mediante a aprovação da garantia e da documentação prevista no regulamento.

Como é realizado o sorteio?

A contemplação ocorre através do número sorteado na Loteria Federal, o qual defini a cota contemplada todo o mês.

 Como posso usar a minha carta de crédito?

O consórcio pode ser utilizado para a compra de imóveis ou veículos, de acordo com o grupo pertencente a cota adquirida. O consórcio de imóveis pode ser utilizado para a compra de  casa e apartamento,  casa de praia ou serra, sítio, chácara, terreno ou ainda para a construção e reforma de um imóvel, podendo ser imóvel residencial ou comercial.  Já o consórcio de veículos pode ser usado para a compra de carros, caminhões, motocicletas, utilitários e ônibus de todas as marcas e modelos, novos e usados, através de concessionaria ou vendedor particular.

Onde posso usar minha carta de crédito?

A carta de crédito do consorciado poderá ser usado para a compra de um bem em todo Território Nacional pertencente a administradora de consórcio.

Qual o índice de correção de parcelas de consórcio? Qual periodicidade ocorrem os ajustes?

O valos das parcelas do consórcio de imóveis são corrigidos através do INCC (Índice Nacional dos Custos da Construção), essa correção ocorre anualmente no mês de aniversário do grupo. E no consórcio de veículo a correção ocorre  mensalmente de acordo com a atualização da tabela FIPE/MOLICAR/IGPM de acordo com a regra do grupo.

Posso adquirir um bem de menor valor que minha carta de crédito? O que acontece com a diferença?

O bem poderá sim ser de menor valor, sem problemas. O Saldo do crédito que não for usado na compra do o bem, será usado para abater o saldo devedor nas parcelas a vencer, na ordem inversa do plano. Caso a carta de crédito já tenha sido quitada poderá solicitar o valor em espécie em um prazo de 180 dias após a contemplação.

Como posso ofertar o lance?

Poderá ofertar o lance:

- Pessoalmente, até o dia do vencimento da parcela;

- Através do site, na área restrita do cliente, até o dia do vencimento da parcela;

Como é utilizado o valor ofertado como lance?

Ao ser contemplado o valor ofertado como lance poderá ser usado como antecipação das parcelas à vencer,  no prazo inverso, reduzindo o prazo de pagamento. Ou poderá ser diluído entre todas as parcelas mensais à vencer, conforme as normas de cada grupo.  

O que é lance diluído?

É a possibilidade de usar o lance ofertado para  a redução do valor das parcelas à vencer, ao invés de abater no saldo devedor.

O que é lance embutido?

É a possibilidade de usar parte do crédito como lance, podendo ser ofertado até 30% do valor da carta de crédito para pagamento do lance, o restante do valor poderá ser usado para a compra do bem.

Como é feita a apuração do lance vencedor?

Como dentro de um mesmo grupo existem créditos de diferentes valores, o lance é calculado em percentual, o qual é considerado sempre o vencedor o que percentualmente for o maior ofertado.  Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Fixo, Limitadoe Fidelidade. Em caso de empate o vencedor será definido pelo sorteio da Loteria Federal. 

Como será a contemplação?

A contemplação será realizada mensalmente através de sorteio ou lance, condicionada a existência de saldo no caixa do grupo, para a aquisição do bem, e ao pagamento das parcelas em dia pelo consorciado sorteado.

O que ocorre após a contemplação?

O consorciado contemplado será informado através de telegrama, SMS e contato por telefone. E o contemplado por lance deverá realizar o pagamento do mesmo em um prazo de 48 horas, após a contemplação.

Qual o prazo para a aquisição do bem após ser contemplado?

O consorciado poderá adquirir o bem até o encerramento do grupo.

O crédito, após ser contemplado, será corrigido?

Enquanto o crédito, após ser contemplado,  não tiver sido utilizado pelo consorciado ficará depositado em conta vinculada e será aplicado financeiramente na forma estabelecida pelo Banco Central.

Qual o prazo de análise de crédito? A administradora me retorna com o parecer?

Após a entrega da documentação completa, a administradora terá um prazo de 03(três) dias úteis  para analise. E entrará em contato com o cliente assim que feita toda a analise para posicioná-lo.

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